Ainda no primeiro ano de vida, os primeiros dentinhos começam a aparecer nos bebês, e mesmo tão novos, o cuidado com a saúde bucal é muito importante, e pode ser melhor orientado ao levar uma criança ao dentista.

Muitas vezes, o cuidado com os dentes de leite acabam sendo menosprezados, pois, por serem dentes que ainda irão cair, muitos acreditam que eles não precisam ser cuidados. Assim, na maioria dos casos, a procura por atendimento odontológico começa apenas quando os dentes permanentes da criança começam a nascer.

Pensando nessas questões, vamos apresentar bons motivos para levar uma criança ao dentista, desde o primeiro ano de vida da criança como uma medida de prevenção, e dar continuidade a atendimentos regulares da criança, para que ela possa ser melhor acompanhada pelo profissional.

Quais são os 5 motivos importantes para levar uma criança ao dentista?

·         Prevenção de problemas futuros

Ao levar uma criança ao dentista desde pequena, estamos prevenindo que futuramente ela chegue ao atendimento odontológico com situações graves a serem resolvidas.

O acompanhamento odontológico desde a formação dos primeiros dentinhos  é muito importante para garantir a saúde bucal nas próximas fases da criança e dar continuidade a essa questão ao longo do tempo com o desenvolvimento da criança.

·         Acostumar a criança com o ambiente

Crianças que freqüentam o consultório odontológico desde muito novas acostumam-se com mais facilidade com esse ambiente, e passam a quebrar estereótipos que cercam a tão temida “cadeira do dentista”.

Quando a criança se acostuma com o ambiente e perde o medo, ela se sentirá estimulada a procurar o consultório odontológico sempre que necessário, pois, saberá reconhecer a importância e o prazer em cuidar dos dentinhos.

·         Iniciar o tratamento na hora certa

Quando a criança é acompanhada por um dentista desde cedo, e o mesmo percebe que ela precisará fazer uso de um aparelho ortodôntico, ou mesmo de intervenções cirúrgicas, o profissional poderá saber a hora certa para realizar cada intervenção ou dar início ao tratamento demandado.

Esse acompanhamento proporcionado ao levar uma criança ao dentista com freqüência, possibilita ao profissional acompanhar de perto a evolução do caso e encontrar a hora certa para cada intervenção.

·         Garantia de um sorriso bonito e saudável

A prevenção e o acompanhamento são a garantia de um sorriso bonito e saudável para a criança ao longo de seu crescimento. Por isso, levar uma criança ao dentista com frequência é uma forma de investir na sua saúde e bem estar.

Afinal, um sorriso bonito vai muito além de estética, mas representa saúde e contribui para o desenvolvimento da autoestima.

·         Formar adulto mais consciente

Ensinar para as crianças, mesmo para as mais novas, o hábito do cuidado com a saúde, inclusive com a saúde bucal, é um jeito de formar adultos conscientes, que valorizam.

O que fazer além das consultas?

Se você já mantêm o hábito de levar seu filho no dentista com freqüência, existem ainda mais algumas coisas que você pode fazer em casa e auxiliar no tratamento realizado.

Considerando que, o trabalho realizado no consultório sempre pode ter melhores resultados quando as crianças compreendem a importância de cuidar dos dentes. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas que você, mãe ou pai podem praticar com seus filhos.

·         Incentivar o hábito de escovar os dentes após cada refeição

·         Adquirir produtos de qualidade e específicos para a saúde bucal do público infantil

·         Usar de formas lúdicas para reforçar a importância de cuidar bem dos dentes

·         Ser exemplo, e mostrar para o seu filho que você também segue todas as indicações no cuidado com os seus dentes

·         Dar exemplos de como cada alimento pode auxiliar ou prejudicar a saúde dos dentes

·         Ter paciência e ser persistente com seu filho, até que ele tenha aprendido a cuidar bem dos próprios dentes sozinho

Esses são alguns dos exemplos do que você pode fazer no ambiente de casa para incentivar o seu filho a dar uma maior atenção para a saúde bucal.

Criar novos hábitos, valorizar a prevenção de doenças e priorizar por um sorriso bonito e saudável deve ser o principal motivo para levar uma criança ao dentista periodicamente.

Muitos sorrisos J

Dra. Letícia Ferreira S. R.

CROMG37150