Você já ouviu falar sobre os benefícios do Botox em tratamentos odontológicos? Pois saiba que a popularidade desse perfil de tratamento está cada vez mais ganhando espaço em meio aos procedimentos adotados por muitos dentistas!

Em outros países o Botox ® é constantemente utilizado para tratamentos denominados por orofasciais – além de ser um forte aliado em muitos outros tipos de tratamentos estéticos e que popularmente conhecemos mais substancialmente!

O uso da toxina botulínica recebeu algumas normas aqui no Brasil no ano de 2011 levando em consideração o seu uso na odontologia. Porém, seu uso caracterizado como medicamento é amplamente liberado no país desde  o ano de 1992.

Segundo as premissas da lei que libera seu uso, todo dentista tem como obrigatoriedade “prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia”.

Aos poucos os procedimentos estão ganhando espaço no mercado e nesse artigo você entenderá os motivos ao conhecer todos os benefícios envolvidos. Confira!

Benefícios do Botox em tratamentos odontológicos –

confira quais são as principais indicações para seu uso!

Atualmente existem alguns procedimentos que apostam nos benefícios do Botox em tratamentos odontológicos, confira abaixo quais são eles:

·         Pode ser usado como um grande aliado depois da colocação de implantes: Em geral pacientes que necessitem passar por períodos mais longos sem um ou mais dentes por conta de um eventual tratamento ou problema podem acabar sofrendo outros sintomas e desconfortos, como por exemplo, enrijecimento da musculatura facial. Logo após a colocação de um implante, o dentista pode recorrer ao uso do Botox ® para agregar uma harmonia maior à face do paciente, permitindo que ele fique com traços mais suaves – e isso se dá principalmente na região perto dos lábios!

·         Paciente que sofrem de bruxismo: o bruxismo é um mal que acomete muitas pessoas, principalmente as que tenham sintomas de ansiedade! Nesse tipo de situação é comum que o paciente acabe afetando a musculatura responsável por realizar a mastigação dos alimentos, principalmente durante os períodos que estiver dormindo. O resultado final consiste em um maior desgaste e até mesmo desconforto e dores. Nesses casos a toxina pode ser utilizada como uma espécie de complemento no tratamento, por meio do uso da placa miorrelaxante, o que permite um maior conforto!

·         Sorriso gengival: refere-se a uma espécie de disfunção da gengiva, que a deixa mais exposta, sendo até mesmo considerada esteticamente excessiva, principalmente quando a pessoa que sofre desse problema sorri! Em muitos casos o tratamento mais comum é a plástica gengival, porém, com o Botox ® é possível obter uma segunda opção. – isso porque a toxina contribui para deixar a musculatura mais solta nessa região e esteticamente o problema tende a ser minimizado!

·         Em casos de diagnóstico distúrbio de ATM: O distúrbio de ATM (articulação temporomandibular) em geral é diagnosticado pelo próprio dentista. O tratamento geralmente precisa ser realizada em conjunto com um fonoaudiólogo – isso porque o problema consiste em um conjunto de falhas junto a ATM. A toxina botulínica nesse caso ajuda a liberar também a musculatura dessa região, agregando um maior alívio a eventuais sintomas de dor que os pacientes acabam tendo. Há casos que os sintomas podem ser tão fortes que acabam agregando uma forte e intensa dor de cabeça ao paciente.

Há ainda outros procedimentos que contam com todos os benefícios agregados pela toxina botulínica, e é sempre interessante que se converse abertamente com seu dentista para viabilizar e entender quais são os métodos mais adequados para cada tipo de perfil e necessidade!

Certamente os benefícios do Botox em tratamentos odontológicos são realmente substanciais e consistentes e por isso sua importância está ganhando cada vez mais projeção no mercado!

Muitos sorrisos J

Dra. Letícia Ferreira S.R.

CROMG37150

(34)98807-0547