O uso de próteses ou dentaduras pode ser muito desconfortável para quem não tem todos os dentes, por isso, uma alternativa é realizar um implante dentário, e assim conquistar um sorriso mais bonito e mais natural.

As próteses e as dentaduras podem causar algumas situações de constrangimento para quem as utiliza. Próteses e dentaduras, além de serem mais visíveis e não terem uma aparência tão natural, favorecem o acúmulo de alimentos, e restringem a pessoa do consumo de alimentos mais duros.

É comum o relato de pessoas que por fazer uso de próteses ou dentaduras não se sentem confortáveis para se alimentar em ambientes públicos, ou mesmo em meio ao convívio social, além de ficarem restritas ao consumo de alguns alimentos mais fáceis de serem mastigados.

Em meio a todas essas questões, conhecer no que consiste o implante dentário e quais seus benefícios pode te livrar de vez do uso de próteses como dentaduras.

Entenda como funciona o implante dentário

A realização de um implante dentário é considerado um procedimento cirúrgico que visa a implantação de novos dentes no lugar daqueles que, por algum motivo, a pessoa tenha perdido em algum momento da vida.

Esse procedimento é possível através da colocação de uma estrutura de metal posicionada no osso maxilar, visando substituir o que seriam as raízes dos dentes.

Existem diferentes tipos de implantes, de acordo com o número de dentes que precisam ser repostos, podendo ser de um dente até ao número total de dentes.

Tipos de implantes dentários

·       

           Implante de prótese protocolo

Esse modelo de implante dentário é utilizado por quem precisa repor um número grande de dentes. Nesse tipo de técnica, são realizados cerca de 4 a 8 implantes, sobre os quais será fixada uma placa de resina com todos os dentes necessários.

É uma espécie de placa fixa, a qual fica bem ajustada a sua boca, não permitindo que sobre espaços onde sejam acumulados restos de alimentos, muito menos causando os desconfortos de próteses móveis ou dentaduras.

·         Implante unitário

Para quem precisa repor apenas um dente, não existe a necessidade de muitos implantes para substituir a raiz do dente, sendo esta substituída por apenas um pino de titânio onde será encaixado posteriormente, um dente artificial.

Os implantes unitários são o modelo de implante dentário utilizados em pacientes que precisam repor um único dente, ou para aqueles que precisam repor alguns dentes que não se encontram um ao lado do outro.

·         Implante de prótese overdenture

O implante de prótese overdenture é muito parecido com o implante de prótese protocolo, a diferença é que na prótese overdenture, são realizados ainda menos implantes, com uma média de 2 a 6.

Cada pino colocado será o suficiente para dar sustentação para a prótese, sem necessitar que sejam colocados muitos pinos.

Essa opção de implante acaba saindo por um valor um pouco menor do que o implante de prótese protocolo, sendo esse fator muito importante para quem procura esse tipo de serviço, mas não dispõe de muitos recursos financeiros para custear o procedimento.

Quem pode fazer um implante dentário?

Depois de conhecer um pouco sobre os tipos de implantes, é importante você saber se existem algumas restrições para quem deseja fazer esse procedimento, ou se o mesmo pode ser realizado livremente.

De maneira geral, todas as pessoas podem realizar um implante dentário, desde que se encontrem em um bom estado físico, ou seja, as restrições são apenas para pessoas que apresentam doenças como diabetes e hipertensão e que não realizam o tratamento adequado.

Por isso, se o seu sonho é deixar de lado a dentadura ou a prótese, e ter mais segurança com o seu sorriso, não deixe de procurar um dentista para saber mais sobre as condições de realização de implantes dentários.

Mesmo com todas as dicas apresentadas, a busca de um dentista para fazer uma avaliação, esclarecer dúvidas e decidir qual o melhor tipo de implante para o seu caso é fundamental.

Somente um profissional qualificado garantirá a segurança que um procedimento como o implante dentário necessita, por isso, não se deixe enganar por valores muito mais baixos do que os oferecidos pelo mercado, pois isso poderá comprometer a qualidade do procedimento e até mesmo a sua saúde.

Dra. Letícia Ferreira S. R.

CROMG-37150