O desenvolvimento de cáries nos dentes pode causar grande incômodo, além de estragar consideravelmente os seus dentes, porém, você já parou para pensar que os efeito de uma cárie mal tratada podem ser ainda muito piores?

Dizer que uma pessoa está com cárie significa dizer que, existem algumas bactérias no dente dessa pessoa, as quais produzem um ácido que causa a desmineralização do dente.  Ou seja, a cárie indica um processo de deterioração dos dentes.

As cáries destroem o esmalte do dente e uma camada chamada dentina e podem chegar até a camada mais interna que corresponde ao nervo, também denominado polpa.

São vários os fatores que propiciam o aparecimento das cáries, e dentre eles podem ser citados a escovação inadequada dos dentes, o consumo excessivo de alimentos e bebidas açucaradas, baixa salivação, dentre outros motivos.

Por isso, se você está sentindo dor ao mastigar, dor ou sensibilidade nos dentes ao consumir alimentos frios ou quentes, indicamos que você procure um dentista, pois, você pode estar com cárie, e uma cárie mal tratada poderá trazer prejuízos ainda maiores.

Consequências de uma cárie mal tratada

Uma cárie mal tratada irá deteriorar seus dentes cada vez mais, destruindo o esmalte dos dentes e mesmo a camada da dentina, e quanto mais você demorar para tratá-las, maiores serão as chances dela atingir a polpa do dente,  formando um abscesso e em casos mais graves levando a perda do dente.

Quanto mais a cárie mal tratada atingir as camadas do seu dente, maiores serão o número de sintomas que você desenvolverá, sendo estes cada vez mais graves e intensos.

·         Aumento da sensibilidade nos dentes

O aumento da sensibilidade nos dentes é um dos primeiros sintomas que irão aparecer quando você estiver com uma cárie mal tratada.

Ao ingerir alimentos quentes ou frios você sentirá uma sensação de desconforto, e em casos mais graves, esse desconforto poderá ser considerado como um tipo de dor, causando grande incômodo.

·         Dor intensa

Dores de dente também podem ser causadas por uma cárie mal tratada. Dores intensas em um ou mais dentes é sinal de que existe algo prejudicando o seu dente, e quanto mais intensas, maiores podem ser os prejuízos.

No caso de sentir alguma dor de dente, não se automedique, você poderá estar apenas mascarando o sintoma e contribuindo para a deteriorização do seu dente.

·         Inchaço

Inchaço na bochecha acompanhado de dor de dente é sinal de que existe uma inflamação e precisam ser analisados por um especialista. Por isso, procure um dentista e evite que essa inflamação fique ainda maior e venha a atingir mais partes da sua boca.

·         Perda do dente

Os casos de cárie mal tratada podem levar a sentir fortes dores e desenvolver vários sintomas como listados aqui, sendo que os casos mais graves podem levar a perda do dente.

Como evitar o surgimento de cáries

Para evitar o desenvolvimento de cáries, ou o agravo de uma cárie mal tratada, busque manter uma alimentação saudável, com uma baixa ingestão de alimentos ricos em açúcar. Essa dica será importante para a saúde dos seus dentes e do seu corpo como um todo.

Manter hábitos de higiene bucal saudáveis e corretos também é muito importante. Saber o jeito correto de escovar os dentes e escová-los após cada refeição são atitudes obrigatórias para preservar a saúde dos seus dentes.

O uso do fio dental diariamente também é muito importante. Restos de alimentos nos dentes propiciam as condições ideais para o desenvolvimento das cáries, e pode ser evitado com o uso correto do fio dental.

Lembre-se ainda que as cáries podem aparecer também nas crianças. A preferência por doces, a má escovação dos dentes, o uso de mamadeiras e chupetas, dentre outros hábitos específicos do público infantil também são ótimos para o desenvolvimento de cáries.

Por isso, o acompanhamento infantil por um dentista também é fundamental mesmo que a criança ainda possua apenas os dentes de leite.

Não deixe uma cárie mal tratada prejudicar a sua saúde bucal, procure um dentista e marque uma avaliação. Ele realizará o tratamento necessário para o seu caso e te ajudará a não passar por esse problema novamente.

Muitos sorrisos J

Dra. Letícia Ferreira S. R.

Especialista Endodontia