Ter um sorriso branquinho, conquistado através da técnica de clareamento de consultório pode demandar de você alguns cuidados específicos para manter o branco dos dentes. Dentre esses cuidados, saber quais alimentos evitar após o clareamento é muito importante.

Investir em clareamentos tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada por diversas pessoas, além de ser um procedimento ofertado por uma gama de dentistas. Por isso, para quem sonha em ter dentes branquinhos, proporcionando assim um sorriso bonito e saudável, o clareamento no consultório pode ser uma ótima opção.

Esse tipo de clareamento proporciona resultados significativos após a realização de cada sessão, sendo assim um procedimento com resultados mais rápidos e significativos.

Mas engana-se quem pensa que o tratamento acaba com o fim das sessões de clareamento. É importante que você mantenha o cuidado com os seus dentes diariamente, e continue fazendo visitas regulares ao seu dentista.

Para dentes brancos: saiba quais alimentos evitar após o clareamento no consultório

Ingerir alguns tipos de alimentos pode comprometer os resultados que você alcançou através do clareamento no consultório. Por isso, se você quer manter os seus dentes brancos, saiba quais alimentos evitar após o clareamento, os quais listaremos para você a seguir.

·         Açaí

O açaí tem uma tonalidade escura, que facilmente adere na boca quando o consumimos, por isso, evite esse alimento após fazer clareamento dental, pois ele pode manchar os seus dentes e comprometer a cor branca.

·         Molho de soja

Esse tipo de molho possui uma grande quantidade de corante em sua composição, e por isso, também precisam ser evitados no período pós clareamento. Não apenas o molho de soja, mas a grande maioria de molhos escuros podem ser prejudiciais para a cor dos seus dentes.

·         Beterraba

Assim como o açaí, a beterraba também possui uma cor extremamente forte, e que quando consumida deixa nossa boca toda pigmentada, favorecendo que seus dentes fiquem manchados.

·         Café

Logo após as sessões de clareamento, o consumo de café fica proibido por um determinado período. Se você conseguir permanecer sem essa bebida no seu cotidiano, será a alternativa ideal, mas, para aquelas pessoas que não vivem sem o café todos os dias, seu consumo deve ser extremamente reduzido.

Sua cor escura e sua composição contribuem significativamente para o amarelamento dos dentes, podendo ainda causar manchas. Por isso o café é uma das principais bebidas da lista de quais alimentos evitar após o clareamento.

·         Vinho tinto

Assim como a beterraba e o açaí, o vinho também pode levar ao aparecimento de manchas nos seus dentes. Evite ao máximo o consumo de vinho, em especial o tinto, abrindo exceções apenas em momentos especiais.

·         Frutas cítricas

O consumo de frutas cítricas como o abacaxi e o limão podem aumentar a acidez na boca, provocando manchas nos dentes, além de potencializar que os dentes adquiram mais facilmente o pigmento dos alimentos consumidos.

Esse mesmo processo ocorre com o consumo de remédios efervescentes, os quais também precisam ser evitados sempre que possível.

 

Um hábito muito prejudicial para a saúde de maneira geral, e que também pode prejudicar os resultados do seu clareamento dental é o uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas. Substâncias do cigarro contribuem para amarelar os dentes assim como as bebidas alcoólicas.

O ideal é que pessoas que fazem uso do cigarro deixem de ser fumantes para assim fazer a sessão de clareamento, visto que o uso do cigarro voltará a escurecer e amarelar os dentes, e a realização do clareamento não pode ser realizado com tanta constância.

Por isso, o ideal é que a pessoa adote hábitos que visem manter os resultados do clareamento. Outros hábitos diários também podem comprometer o branco dos seus dentes, como o uso de cremes dentais coloridos, e que devem ser evitados.

Manter os seus dentes brancos pode ser ainda mais fácil se você, além de seguir essas dicas, manter o hábito de ir ao seu dentista com certa regularidade. A realização de limpezas e a escovação adequada são fundamentais.

Agora que você já conhece quais alimentos evitar após o clareamento, você poderá manter seus dentes brancos e sem manchas, com uma alimentação saudável com pequenas restrições. É importante ainda que você continue consultando seu dentista e fazendo uso dos produtos adequados que podem ser indicados por ele.

Muitos sorrisos J

Dra. Letícia Ferreira S.R.

CRO MG37150