Muitos pais me perguntam: "Quando devo levar meu filho para avaliar se ele precisa usar aparelho ortodôntico? Tenho que esperar ele trocar todos os dentes de leite ou posso levar antes?"

Essas são as perguntas que ouço com mais frequencia em meu consultório. Por isso, resolvi escrever este artigo para ajudar esses pais a esclarecerem suas dúvidas.

Na verdade, assim que a criança estiver com todos os dentes decíduos ( dentes de leite ) na boca nós já podemos fazer uma avaliação da mesma.

Neste momento iremos nos preocupar com o correto posicionamento desses dentes no arco e, principalmente, verificarmos como está o desenvolvimento dos ossos formadores da face da criança. Iremos investigar se existe algum hábito deletério, tais como: chupar dedo, chupeta, mamadeira, roer unha ou se existe alguma doença que possa comprometer esse desenvolvimento, como por exemplo: distúrbios respiratórios que o forcem a respirar pela boca ou amigdalites, entre outras.

Através de exames radiográficos poderemos identificar se ele está com as formações dos dentes permanentes correta, avaliaremos se estão todos os dentes presentes, se eles terão espaço adequado para irromperem naturalmente ou se teremos que dar uma " mãozinha ".

Se for identificado algum problema já poderemos atuar de forma precoce aumentando assim, as chances de sucesso no tratamento, tornando-o mais fácil e rápido. 

Por isso, lembre-se: Não deixe para levar seu filho ao Ortodontista muito tarde, porque talvez ele poderá perder a chance de ter um tratamento menos traumático.

Espero ter colaborado,

Abraços,

Dra. Caroline F. S. Andrade